Lançamento dos Eventos Florestais de Nova Prata na UFSM Frederico Westphalen

Lançamento dos Eventos Florestais de Nova Prata na UFSM Frederico Westphalen

No dia 28 de novembro de 2014, o presidente da Diretoria Executiva do 12º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul, Prof. Doádi Antônio Brena, esteve na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, participando do lançamento dos Eventos Florestais que serão realizados de 11 a 14 de maio de 2015, em Nova Prata, RS.
A solenidade foi organizada pelo Prof. Rafaelo Balbinot, Chefe Substituto do Departamento de Engenharia Florestal e contou com a presença de cerca de 100 pessoas entre professores, alunos e empresários do setor florestal.
Os professores do Departamento de Engenharia Florestal que se fizeram presentes no lançamento foram: Edison Rogério Perrando, Edison Bisognin Cantarelli, Edner Baumhardt, Elder Eloy, Fábio Breunig, Fabiano de Oliveira Fortes, Magda Léa Bolzan Zanon, Nilton César Mantovani, Oscar Torres Figueredo, Rafaelo Balbinot e Rômulo Trevisan. Os alunos presentes foram os dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental e de Pós-Graduação em Agronomia. E entre os empresários destaca-se a presença do Engº Florestal Rafael Vendrúsculo, diretor da Saltus Consultoria Ambiental e Florestal.
Na abertura dos trabalhos, o Prof. Rafaelo disse que o lançamento dos Eventos Florestais de maio de 2015 na UFSM Frederico Westphalen tem um significado especial, porque durante o 11º Congresso Florestal, realizado em 2012, um grupo de colegas ventilou a hipótese de adotar o Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul como o grande evento do Curso e do Departamento de Engenharia Florestal do nosso Campus. E anunciou que a hipótese se tornou realidade, tendo sido aprovada na instituição, confirmando que a Semana Acadêmica do curso de Engenharia Florestal no ano de 2015 será realizada nos Eventos Florestais de Nova Prata.
O Prof. Doádi fez uma explanação do contexto histórico do Congresso Florestal de Nova Prata e apresentou o vídeo dos eventos florestais que serão realizados em Nova Prata: 12º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul; 5ª Feira da Floresta; 1º Fórum Sul brasileiro da Engenharia Florestal; 3º Ciclo de Palestras para Produtores Rurais; e Prêmio Mérito Florestal.
Após as apresentações, abriu-se espaço para questionamentos e manifestações. O Prof. Edison Cantarelli destacou a importância dos novos eventos serem realizados junto com o Congresso Florestal e já solicitou a reserva de um Ginásio de Esportes para a hospedagem dos alunos, para os quais serão disponibilizados os três ônibus da Instituição.
O Prof. Rafaelo afirmou que a adoção do Congresso Florestal como o grande evento da área florestal do Campus Frederico Westphalen não se restringe a realização da Semana Acadêmica. Os professores se propõem a participar de forma efetiva e diferenciada na organização dos eventos, na realização de palestras, minicursos, análise de trabalhos, avaliação de pôster e na elaboração dos Anais do Eventos.
Ao final, o Prof. Doádi elogiou a decisão de realizar a Semana Acadêmica nos Eventos Florestais de Nova Prata e disse que esta ideia está fazendo escola em outros cursos de Engenharia Florestal. Agradeceu a confiança depositada com a decisão de adotar os Eventos Florestais de Nova Prata, e a disposição dos colegas professores de contribuir de forma efetiva em todas as etapas de preparação e execução dos eventos. Disse ainda que, a partir de agora, considera a UFSM-FW a grande parceira dos Eventos Florestais de Nova Prata.
Encerrado o lançamento, o Prof. Doádi foi convidado a participar da reunião do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia Florestal, colegiado responsável pela concepção, acompanhamento, consolidação e avaliação do projeto pedagógico do curso. Na reunião foi discutido o Fórum Sul brasileiro da Engenharia Florestal, ocasião em que o presidente do NDE á Prof. Fábio Marcelo Breunig -, destacou que o evento vem na hora certa tendo em vista que os cursos de Engenharia Florestal estão adequando os currículos à s Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduaçào em Engenharia Florestal instituídas pela Resolução Nº 3, de 02 de fevereiro de 2006, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Uma constatação do NDE é que está faltando identidade para a Engenharia Florestal. E o Fórum deveria responder três perguntas principais: O que faz o Engenheiro Florestal? O curso de hoje atende à demanda? Qual curso atenderia essa demanda?
Foi sugerido também que o Fórum conte com representantes da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação para discutir, esclarecer e orientar de onde vem as diretrizes e quem pode alterá-las.



Promotores, Patrocinadores e Apoiadores

patrocinadores