No dia 05 de dezembro de 2014, o Prof. Doádi Antônio Brena, presidente da Diretoria Executiva do 12º Congresso Florestal, esteve na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), divulgando os Eventos Florestais que serão realizados em Nova Prata, RS, em maio de 2015.
A visita à UFPEL foi organizada pelo professor Leonardo Oliveira e reuniu os professores Marcus Mà¼ller, Merielen Lopes, Erica Ferreira, Gabriel Cardoso e Rafael Beltrame, todos do curso de Engenharia Industrial Madeireira.
O Prof. Doádi fez um breve histórico da trajetória do Congresso Florestal e apresentou o vídeo dos eventos florestais que serão realizados de 11 a 14 de maio de 2015, em Nova Prata: 12º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul; 5ª Feira da Floresta; 1º Fórum Sul brasileiro da Engenharia Florestal; 3º Ciclo de Palestras para Produtores Rurais; e Prêmio Mérito Florestal.
Após as apresentações, o Prof. Doádi destacou que a visita à UFPEL tem dois objetivos: o primeiro é divulgar o conjunto de eventos do setor florestal que serão realizados em maio de 2015, em Nova Prata; e o segundo é colher sugestões sobre temas a serem incluídos na programação do Congresso Florestal e Fórum Sul brasileiro da Engenharia Florestal, bem como propor parceria com a Universidade para a construção e realização dos eventos.
Desse modo, pretende-se que as Universidades e instituições gaúchas relacionadas com a cadeia produtiva de base florestal, em especial, e as detentoras de cursos de Engenharia Florestal na região sul em particular, deixem a condição de meras e eventuais participantes dos eventos e passem à condição de parceiras permanentes para a construção, organização, realização, e encaminhamentos de propostas e conclusões dos eventos.
Os professores foram unânimes em destacar a importância da reunião desses eventos em Nova Prata e a união de esforços, com a participação da AGEFLOR na promoção da Feira da Floresta, que pode ser o marco de uma nova etapa de promoção e desenvolvimento do setor florestal no Estado.
O Prof. Leonardo disse que estava retornando do Uruguai, visitando a Universidade de la Republica, instituição que mantém um curso de Tecnólogo de Madeira, em Rivera, e um curso de Engenharia Florestal, em Taquarembó, e estão construindo uma parceria com a UFPEL. Sugeriu que convidássemos esses cursos para participarem dos Eventos de Nova Prata e, eventualmente, incluísse uma apresentação de um projeto de pesquisa do Laboratório Tecnológico do Uruguai para secagem de madeiras com energia solar. O Prof. Leonardo se propôs também a nos acompanhar em uma visita ao Uruguai para formalizarmos o convite e propor parceria para os Eventos de Nova Prata.
Como encaminhamento da reunião, os Professores destacaram a importância da visita propiciando a discussão dos eventos, garantiram a participação nos eventos, levando pelo menos um ônibus de alunos do curso, e aceitando a proposta de parceria permanente para a realização dos eventos.