Congresso Florestal inicia com mil inscritos
Nova Prata está sendo palco de ampla discussão sobre Florestas e a Sustentabilidade no 11º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul e 2º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira.
O evento iniciou à s 10 horas com a palestra do professor Moacir Antonio Berlato, da UFRGS, sobre Mudanças Climáticas Globais e Regionais. O público, formado por profissionais da área, acadêmicos de várias universidades do Estado, Santa Catarina e Tocantins, além de estudantes de Ensino Médio das escolas da região, chegou, até a manhã desta segunda-feira, a mil inscritos.
As palestras prosseguem com Paulo César de Faccio Carvalho, também da UFRGS, sobre Sequestro de Carbono em Diferentes Sistemas.
À tarde, a partir das 13h30min, o painel Clima e Produção Primária aborda as limitações hídricas, zoneamento agroclimático e previsão climática, com a participação de Homero Bergamaschi (UFRGS), Ronaldo Matzenauer (Fepagro) e Júlio Renato Quevedo Marques (UFPEL).
Às 15h45min, o painel versa sobre Sistemas Produtivos Integrados com os temas integração lavoura-pecuária-florestas, florestas-sistemas sivipastoris e integração campo nativo/florestas, com a participação de Wanderlei Porfirio da Silva (Embrapa), Alexandre Costa Varella (Embrapa/CPP Sul) e Carlos Nabinger (UFRGS-Apropampa)
Às 20 horas, a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, estará presente na abertura oficial. Pepe deverá falar sobre a busca do governo federal pelo desenvolvimento sustentável.